Os sapatos vermelhos do Papa



Os sapatos vermelhos do Papa, o filme O diabo veste Prada e uma jovem mãe preocupada com suas respostas ante as escolhas do filho pré-adolescente que quer vestir-se de preto, me levam a pensar "O que eu quero que o mundo pense de mim?" Até onde dissocio o que uso, o que penduro em mim, do significado que já está entronizado para a imagética da sociedade em que vivo? O curioso é que por trás do pastiche, cada ser humano imprime um pouco de si mesmo, envia suas mensagens mesmo naquilo que já parece imutável. Este movimento teve seu auge com a década de 70, com os hippies, quando ao invés de expressar obediência às regras, às hierarquias, os jovens começaram a usar uniformes com uma significação completamente oposta. Daí tantas casacas, tantos uniformes do exército nas ruas e até em capas dos discos dos Beatles!




Tudo foi amplificado: vestir-se era fantasiar-se, era uma grande brincadeira para adultos. Valia de um tudo. Desde homenagens à África, à Índia, aos índios, passando por trajes dos anos 1800, saias longas, franzidas usadas com botas militares, coletes de fraques ingleses cheios de espelhos, cartolas, boás, some flower in your hair.
Até mesmo cada Papa imprime alguma característica pessoal, alguma preferencia sua aos uniformes que convencionou-se eles terem que usar. poque "Originalmente, os sapatos papais eram feitos de couro tingido de vermelho e decorados com uma cruz dourada, que devia ser beijada por aqueles que se dirigiam ao pontífice. Paulo VI eliminou a cruz dos calçados e interrompeu o costume do beijo. João Paulo I os usaram bem como João Paulo II no começo de seu pontificado. Logo depois, o papa polonês os substituiu por sapatos marrons comuns. Bento XVI nunca usou sapatos Prada, mas sim de um sapateiro peruano."

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,acham-que-meus-sapatos-sao-prada--,1001936,0.htm

A grande maioria dos tatuados não é marinheiro, pirata, noctívago ou do submundo. Não somos tão simples assim. Somos únicos até mesmo quando decidimos que usaremos algo tão neutro que pareça dizer que não ligamos para a escolha que fizemos. Até esta escolha é de caso pensado. Então, que nos deixem ser aquilo que neste momento acreditamos que queremos ser até que venha o momento seguinte e o outro e o outro...

7 comentários:

  1. Hahaha, li uma frase de Claudio Pelizari em um artigo que criticava a ostentação no programa Mulheres Ricas, que dizia assim: "Quando alguém é elegante, é a própria pessoa que dá glamour ao que veste, não o contrário.
    Na hora lembrei de nossa conversa.
    Acho que estamos mesmo no caminho certo. Vamos amar nosso menino e deixá-lo livre para ser ele mesmo. E a gente fica por perto, ou melhor, não faz ele se afastar da gente, no caso dele precisar de ajuda.
    Vc é mesmo uma super dinda, é mt bom poder contar com vc!
    E que bom que o Papa não calça Prada, ele podia ser confundido com o... Kkkk Bjks

    ResponderExcluir
  2. Juro que não pensei isso do velhinho!!! kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! e eu vou voltar lá na loja e comprar novamente a tal camiseta. Ele vai ficar bonitão, tenho certeza.

      Excluir
  3. Ai, Nilva.....vc sabe aproximo-me dos 60 bem vividos ou seriam vívidos, bom o q quero te contar é q hj,18/03/2013, ao declarar dentro de minha própia casa, aos meus irmãos Fátima(ela está por aqui) e Mauro que estou tentando comprar umas lentes de contato VERMELHAS, eles se entreolharam tipo vamos internar a Marcia...eu uma pessoa equilibradíssima,já na beira da 3ª idade não posso decidir a cor das lente???? Pq não posso usar minha lentes VERMELHAS??? Queria uma explicação lógica e o máximo q ouvi foi o que iriam pensar de mim...

    ResponderExcluir
  4. Acho que você pode usar lentes da cor que quiser, uma de cada cor, de bolinhas, listrinhas (pra combinar com a roupa, por exemplo). Afinal, se o papa que já está na 4a. idade, usa os sapatinhos vermelhos dele numa boa, por que você não poderia escolher suas lentes, hein? Ah, em tempo: o Papa Francisco não optou pelos sapatos vermelhos... decepcionante.

    ResponderExcluir
  5. Nilva, não se decepcione...em algum momento o Papa Gigio (carinhosamente.claro)vai usar os charmosos sapatinhos vermelhos : O Papa usa os "Múleos", sapatos vermelhos, indicando o sangue dos mártires e a completa submissão do Papa à autoridade de Jesus Cristo. Os múleos papais são sempre feitos à mão, com o cetim, veludo, ou couro vermelhos, as solas feitas do couro.(http://www.salvemaliturgia.com/2010/05/santa-missa-na-forma-extraordinaria-no_24.html)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pesquisei o assunto a exaustão desde antes mesmo de escrever este post, sabe, Marcia? Posso me enganar, mas me parece que o novo Papa não tem perfil para usar os sapatinhos vermelhos, não. Até mesmo o João Paulo II não os usou. Eles se dão esta liberdade. E pela quantidade de protocolos que o Papa Francisco já quebrou, creio que rejeitará também a ostentação desse simbolismo. Uma pena rsrs.

      Excluir